quarta-feira, 4 de abril de 2012

ufop

       Resenha


Um panorama geral sobre a história do
Ensino a distância.
                                                                                                    Katia Siqueira de Freitas
O texto traça a historia do desenvolvimento do ensino a distância no mundo e no Brasil, assim como aborda sua importância e mostra algumas de suas dificuldades.
O ensino a distância é aquele em que estudante e professor estão separados em termos de espaço físico e a comunicação entre ambos se da por um, ou mais meio de comunicação.
O primeiro curso por correspondência taquigrafado surgiu nos estados Unidos em 1728, em seguida surgiram na Inglaterra, 1840 e por correspondência, na Rússia no inicio de Século XX. Houve pouco desenvolvimento desses cursos nessa época devido à resistência a tal modalidade de ensino.
Em 1940, o Instituto Universal Brasileiro é a primeira instituição a oferecer essa modalidade de curso no Brasil. No mundo com a Segunda Guerra mundial cria-se esse tipo de ensino em diferentes partes do mundo com finalidades diferentes.
A partir do século XVIII, surge o telefone, o computador e a internet, suplantando o correio como meio de comunicação nesses cursos.
O texto cita a utilização do rádio e como ele poderia ser melhor empregado nessa modalidade de ensino.
Na década de 1980 houve a tentativa de implementação de uma Universidade Aberta a Distância no Brasil, usando o correio, encontros presenciais e material impresso.
Na década de 1990, a universidade Federal da Bahia implantou essa modalidade em varias de suas unidades, sendo que poucas foram bem sucedidas.
O ensino a distância oferece vantagens e desvantagens para o cursista; entre elas podemos destacar: escolha de horários para estudar, decisão no ritmo de estudo e poder submeter-se a exames quando se considerar melhor preparado.
Entre as desvantagens está o risco de não completarem os requisitos do programa e a dificuldade dos orientadores de atenderem todos os cursistas.
Por fim a autora conclui relatando o sucesso dessa modalidade de curso em uso desde 1728, que no inicio sofreu resistência, sendo considerada modalidade de ensino para os mais desfavorecidos, mas que a partir da Universidade Aberta da Inglaterra conseguiu respeito em todas as partes do mundo. E hoje não podemos mais negar a importância dessa modalidade de ensino que no Brasil tem possibilitado que milhões de pessoas tenham acesso ao ensino superior de qualidade.

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