sábado, 28 de abril de 2012

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL


A escolha da disciplina Psicologia Organizacional para elaboração do texto referente á esta disciplina se deve ao fato de tentar mostrar a importância desta área de estudo não só dentro do quadro da administração pública, mas também de qualquer organização moderna que focalize a otimização dos seus serviços pelo método de melhor relacionamento do seu recurso humano.
Esta área de conhecimento se tornou indispensável, uma vez que as organizações deixaram de colocar em primeiro plano os equipamento e passaram a apostar no potencial humano de inovar. A Psicologia Organizacional irá atuar exatamente nesta área, focando a relação entre trabalho, organização e relacionamentos.
A Psicologia Organizacional é uma disciplina apresentada geralmente no primeiro semestre dos cursos de Administração Publica. Esta disciplina tem uma grande importância para as pessoas na organização, por que vai ter o seu foco voltado exatamente no trabalho, n as organizações e nas relações, como já mencionado anteriormente.
Com foco no trabalho a Psicologia Organizacional irá considerar o trabalho como fator de realização do ser humano, para a Psicologia Organizacional o trabalho além de fornecer os meios de satisfazer as necessidades básicas do ser humano, tem a função de aumentar a autoestima e fazer com que o ser humano se sinta realizado. Já com foco nas organizações ela não irá ver tal fator apenas como uma estrutura física da corporação e sim como um conjunto de pessoas que têm o objetivo comum de conseguir determinado objetivo através do uso dos recursos disponíveis. Com foco nas relações a Psicologia Organizacional buscará o melhor relacionamento entre as pessoas com vista a melhor eficiência nas organizações.
A Psicologia Organizacional dará grande atenção a três campos de estudo dentro desta disciplina; motivação percepção e aprendizagem.
A motivação será o fator que leva o ser humano a buscar a maior eficiência no seu no seu trabalho; e pelas teorias de vários pensadores da área pode haver fatores diversos que levam o ser humano a ter motivação, tais fatores vão desde fatores higiênicos, financeiros, até fatores instintivos humanos.
A percepção será as diferentes maneiras dos seres humanos verem o mundo, destacando que o que valerá para as pessoas é o que os seus sentidos conseguem perceber.
A aprendizagem vai estar relacionada à incessante busca humana pelo conhecimento e preparação das organizações para que os funcionários acompanhem as mudanças do mundo moderno.
Por fim a Psicologia Organizacional irá focar a importância do grupo na organização e irá apresentar o papel do líder e as suas características, destacando a importância desta figura para toda a organização, principalmente relacionado à motivação de todo o grupo.
Podemos concluir que a Psicologia Organizacional irá traçar o perfil do administrador moderno, pois através de estudos baseado em teorias de pensadores desta área irá apresentar subsídios que serão fundamentais para o perfil do líder dentro das organizações.
A Psicologia Organizacional também será a grande responsável por coordenar o novo foco de mudança de atenção das organizações que agora passam a investir cada vez mais no fator humano e a Psicologia Organizacional é ferramental indispensável no entendimento e posterior aplicação de atitudes que venham despertar a motivação, fator este que desde o inicio do século passado tem sido mostrado que é essencial para melhor aproveitamento do trabalho humano.
Por fim podemos destacar a importância maior ainda desta disciplina dentro da administração pública já que esta e uma organização que não busca i lucro direto e sim a satisfação do atendimento, nesta área a psicologia Organizacional terá papel maior devido o equilíbrio psicológico maior que irá exigir dos seus funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário