terça-feira, 24 de abril de 2012

MOTIVAÇÃO, PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM

A motivação, a percepção e a aprendizagem, são  três itens de fundamental importância no campo da Administração.
A motivação é o que desperta e move as pessoas para a realização de suas metas. A percepção é o entendimento que o homem tem do mundo que o cerca e a aprendizagem está diretamente relacionada com o desenvolvimento humano.
              MOTIVAÇÃO
Para Paul Spector, motivação é um estado de interior que faz com que uam pessoa assuma determinado comportamento.Assim as decisões vão ocorrer em uma direção expecifica, entre varia outras existentes, com uma intensidade , ou seja, o individuo realiza um esforço em determinada tarefa e haverá uma persistência, que é o empenho necessário ao longo tempo.
vários pesquisadores estudaram a motivação nos trabalhadores e formularam teorias que geraram programas que aumentassem essa motivação e como consequência aumentaria a produtividade e a satisfação.
Abram Maslow, formulou a Teoria da Hierarquia, onde ele afirma que a motivação existe através da satisfação das necessidades humanas:fisiológicas proteção, sociais, estima e autorrealização. Maslow dizia que essas necessidades estão dispostas em forma de piramide e assim que são satisfeitas as necessidades básicas o ser humano é motivado a realizar a próxima.
Mc Gregor é o percursor da Teoria X e da Teoria Y, onde ele propôs duas visões  antagônicas do ser humano, a Teoria X, tendo o ser humano como desinteressado e motivados pelo dinheiro e a Teoria Y, que vê o homem como sendo motivado e naturalmente trabalhador.Portanto o administrador tipo Y, motiva os funcionários e deixa assumir autocontrole.
Frederick Herzberg propôs a Teoria dos dois fatores, onde ele defende que fatores higiênicos evitam a insatisfação e fatores motivacionais levam a auto realização.

Percepção
A maneira de perceber o mundo é o fator que diferencia as pessoas, devemos pensar sempre que existem varias maneiras de perceber o mundo e cada individuo verá conforme os seus sentidos captarão as mensagens do meio e que o que importara para determinado individuo é exatamente aquilo que os seus sentidos conseguir perceber.
Assim as organizações esta treinando os seus gerentes para aprenderem a lidarem com essa diversidade de visão das coisas que inclui vários fatores como sexo, religião cultura, idade etnia, etc.
Aprendizagem
Atualmente a aprendizagem tem se estendido bem mais do que o ambiente da escola e tem sido batente modificado pelas novas exigências do mercado de trabalho e da satisfação dos trabalhadores dentro das organizações.
Devido o desprendimento do modelo antigo vigorante nas organizações, podemos dizer que as organizações ensinam, os seus funcionários a aprender.
Na administração a aprendizagem é estuda levando em conta dois modelos:
Modelo comportamental; que defende a ideia do conhecimento nato, ou seja, o conhecimento parte de dentro para fora e é fruto do instinto humano, para essa linha de pensadores a única maneira de aprender é dando respostas aos estímulos humanos.
Modelo cognitivo; segundo os pensadores dessa linha a aprendizagem parte da observação, da experiência, ou seja, parte de fora pra dentro, quando os nossos sentidos capitam as mensagens do ambiente e transforma isto em conhecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário